Destaque da semana

Muito "tum-e-tum", "rápido-rápido-lento", "vai-e-volta", "atrás-à frente-1-2-3"...
Participe com comentários, sugestões, dicas, artigos, etc.

segunda-feira, 11 de abril de 2011

ND, ed.07 - E, no balanço da agenda... Anos 60

Saudações dançantes!
Eu sei, estamos atrasados com as notícias. Afinal, passaram-se já dois eventos importantes da nossa agenda de Abril e, até então, nem uma linha a respeito.Compensaremos. Como diz o Fábio: "Deixa, deixa... vai dar certo. Esperança!"
Então, mãos à obra.
Primeiramente, é fundamental comentar que nas últimas duas semanas as aulas tem sido bem agitadas. O clima estava quase como aquele de "revisão para a prova" dos tempos de colégio. É preciso tirar as teias de aranha dos passos de vez em quando... E não só por conta dos bailes previstos na agenda. É que o pessoal, finalmente, está retornando às aulas depois de prolongadas férias. [Já tínhamos falado desse fenômeno - quase uma síndrome de início de ano - em que as coisas somente começam a engrenar depois do carnaval...] O fato é que, sim, está acontecendo! É ótimo poder rever o pessoal e conhecer os novos alunos. Aliás, essa semana devo ter encontrado quase todos... Meus pés são testemunha dolorida do intensivo da semana somado ao Baile do dia 09.
Mas antes de chegar a este Baile, é preciso mencionar o evento anterior: a Festa dos Anos 60. Nos comentários no decorrer da semana, falou-se muito bem da festa de maneira geral. A AJODS, organizadora do evento, caprichou na produção com a decoração do salão remetendo ao período, por exemplo.
Ao mesmo tempo, quem esperava um repertório musical um pouco mais variado em se tratando de uma festa dos Anos 60 pode ter ficado um pouco decepcionado. É que o repertório parece ter ficado restrito a alguns estilos musicais, o que acabou restringindo a participação de parte do público presente, que esperava, por alguma razão, encontrar outros estilos na festa. Entretanto, a divulgação do evento no site da AJODS deixa bem claro que o repertório abrangeria rock anos 50, 60, 70, swing, soltinho, flashback, fox, entre outros.
Bem, como dizem, festa temática tem dessas coisas. Apesar de este período ser considerado um dos mais ricos em produção musical em gêneros como o bolero e o samba, parece que quando se fala em Anos 60 só se consegue lembrar do soltinho e afins. Esquece-se, por exemplo, que a Bossa Nova nasceu nesse período, que o bolero estava em alta e o samba... bem, o samba já estava mais do que consolidado na MPB. Exemplos? Essa pergunta é fácil. Veja uma pequena amostra de músicas, nacionais ou não, que fizeram sucesso em cada gênero nesse período:

  • Bolero: Castigo; La barca;; Perfume de Gardênia; Alguém me disse; Sonhar contigo; Ansiedad; Cuando calienta el sol; Que queres tu de mim; Sabor a mi; The shadow of your smile; Hoje.
  • Samba/Bossa Nova: Chiclete com banana; Insensatez; Na cadência do samba; Garota de Ipanema; Mas que nada; Balanço zona sul; Diz que fui por aí; Trem das onze; A Rita; Casa de bamba.
Referência Bibliográfica: 
Severiano, J. e Mello, Z. H. de. A canção no tempo: 85 anos de músicas brasileiras. vol.2: 1958-1985. 3a. ed. São Paulo: Editora 34, 1999.

Nenhum comentário:

Postar um comentário