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terça-feira, 15 de março de 2011

ND, ed.06 - Uma pitada de samba, só pra começar...

Saudações dançantes!
Quem já vinha acompanhando as edições do ND, vai perceber que nosso Blog tem cada vez mais informações, além de ter aprimorado seu formato. Que se pode fazer? As contribuições tem sido muitas e estamos procurando disponibilizá-las da melhor forma possível. E toda sugestão é bem-vinda!

A semana do carnaval, sinto dizer, foi premiada com chuva. É. De novo. Não é à toa que Joinville tem fama de ser a "primeira chuva à esquerda, depois de Curitiba"... :-)
Na quinta-feira, o Fábio teve dificuldades de ir para casa depois da aula. Há alguns dias, o treino na Clínica e aquela esticadinha de depois da aula no Capitão Space também acabaram por ser cancelados. Esperamos que esse quadro não se repita muito mais. Não atrapalha somente a nossa agenda, mas também causa transtornos em toda a cidade...
Mas a notícia boa é que o Carnaval finalmente passou. Isso significa que entraremos agora num ritmo mais constante nas aulas. Esperamos também rever nos próximos dias nossos colegas de curso que ainda não retornaram às aulas e aumentar nosso grupo de amigos com aqueles que querem ingressar nas aulas de Dança de Salão. Sejam todos muito bem-vindos!



E, aproveitando a deixa do Carnaval, falemos de Samba. Muitas são as coisas que se diz do samba nas letras das canções. A que tem me perseguido nas últimas semanas é de uma composição de Paulo Cesar Pinheiro e Lisa Ono chamada "O samba". A gravação que conheço é de 1991, do álbum "Sambas da minha terra", do MPB-4, recentemente resgatado em MP3 (a versão que eu tenho é em LP). Diz a letra:

Quando alguém puxa o samba, logo a roda se fecha.
Não há quem não batuque, não há quem não se mexa.
Olha a perna do gringo - mexe o corpo da gueixa.
Quando alguém puxa o samba, logo a roda se fecha.
Só quem não é do samba e do samba se queixa.
Mas na roda de samba, de sambar ninguém deixa.

Brasil, chão de samba, você já tem patente,
Não há quem tire o samba do coração da gente.

Confira a seguir uma reportagem veiculada na edição online da revista Época. Uma pitada de história desse gênero musical, só pra começar essa conversa...
Um grande abraço, Bianca.


A HISTÓRIA DO SAMBA

Saiba mais sobre o gênero que se transformou em identidade nacional e sofreu influências de diversos ritmos. Por Graziela Salomão, para a Revista Época Online


O samba, como conhecemos atualmente, tem origem afro-baiana, temperado com misturas cariocas. Nasceu da influência de ritmos africanos, adaptados para a realidade dos escravos brasileiros e, ao longo do tempo, sofreu inúmeras transformações de caráter social, econômico e musical até atingir as características conhecidas hoje.
O gênero, descendente do lundu (canto e dança populares no Brasil do século XVIII), começou como dança de roda originada em Angola e trazida pelos escravos, principalmente para a região da Bahia. Também conhecido por umbigada ou batuque, consistia em um dançarino no centro de uma roda, que dançava ao som de palmas, coro e objetos de percussão e dava uma ''umbigada'' em outro companheiro da roda, convidando-o a entrar no meio do círculo.
Com a transferência, no meio do século XIX, da mão-de-obra escrava da Bahia para o Vale do Paraíba e, logo após, o declínio da produção de café e a abolição da escravatura, os negros deslocaram-se em direção a capital do país, Rio de Janeiro.
Instalados nos bairros cariocas de Gamboa e Saúde, eles dariam início à divulgação dos ritmos africanos na Corte. Eram nas casas das tias baianas, como Amélia, Ciata e Prisciliana, que aconteciam as festas de terreiro, as umbigadas e as marcações de capoeira ao som de batuques e pandeiros. Essas manifestações culturais propiciariam, conseqüentemente, a incorporação de características de outros gêneros cultivados na cidade, como a polca, o maxixe e o xote. O samba carioca urbano ganha a cara e os ritmos conhecidos.
Em 1917 foi gravado em disco o primeiro samba chamado ''Pelo Telefone''. A música, de autoria reivindicada por Donga (Ernesto dos Santos), geraria polêmica uma vez que, naquele tempo, a composição era feita em conjunto. Essa canção, por exemplo, foi criada numa roda de partido alto (pessoas que partilhavam dos antigos conhecimentos do samba e designava música de alta qualidade), do qual também participaram Mauro de Almeida e Sinhô (José Barbosa da Silva), que se auto-intitulou ''o rei do samba''.
Após a primeira gravação, o samba conquistaria o mercado fonográfico e, com a inauguração do rádio em 1922 - único veículo de comunicação em massa até então -, alcançaria as classes médias cariocas. O novo estilo seria, ainda, abraçado e redimensionado por filhos de classe média, como o ex-estudante de Medicina Noel Rosa e o ex-estudante de Direito, Ari Barroso, através de obras memoráveis como ''Tarzan, o filho do alfaite'' e ''Aquarela do Brasil''.
O advento do rádio ainda transformaria nomes como Francisco Alves, Orlando Silva e Carmen Miranda em grandes ídolos do samba.

As escolas de samba do Rio de Janeiro
Entre as décadas de 20 e 30, o gênero ganharia muitas variações tais como o samba-enredo, o samba-choro e o samba-canção. É desse período, também, o surgimento dos sambas criados para os grandes blocos de Carnaval. A primeira escola de samba surgiria em 1929 no Estácio - tradicional bairro de boêmios e da malandragem da cidade. Chamada de 'Deixa Falar', fez sua primeira aparição na Praça Onze como um bloco de corda e inovava no ritmo: a nova batida era capaz de contagiar qualquer folião, diferentemente dos sons anteriores mais monótonos.
No ano seguinte, novas cinco escolas surgiriam para participar do desfile na Praça Onze: a ''Cada Ano Sai Melhor'' (do Morro de São Carlos), a ''Estação Primeira de Mangueira'', a ''Vai como Pode'' (atual Portela), a ''Para o Ano Sai Melhor'' (do Estácio) e a ''Vizinha Faladeira'' (das redondezas da Praça Onze). Com a repercussão do gênero, a cada ano surgiam mais escolas para participar dos desfiles de Carnaval.

As transformações do samba
O gênero que conquistou o título de identidade do Brasil dentro do país e no exterior, também cativou muitos adeptos no cenário artístico. Cada um deles deu sua contribuição ao estilo, surgindo diferente ramificações do tradicional samba.
O baiano Dorival Caymmi emprestou um pouco do seu refinamento às canções enquanto o também conterrâneo Batatinha incorporaria seu sotaque regional a enredos tristes. O paulistano Adoniran Barbosa encheria suas músicas com seu humor sarcástico enquanto o gaúcho Lupicínio Rodrigues, influenciado pelo bolero, trataria de temas sentimentais em suas composições. O samba ganharia, em cada região e com cada intérprete ou compositor, uma característica particular.
A influência cultural americana, logo após a Segunda Grande Guerra, também repercutiria no gênero. Com um modo diferente de dividir o fraseado do samba e inspirados no impressionismo do jazz e do erudito, surgiria através de João Gilberto e Tom Jobim a bossa nova nos anos 50. O novo estilo ganharia repercussão internacional. Dissidências internas desse grupo ainda propiciariam o surgimento dos afro-sambas de Baden Powell e Vinicius de Moraes.
Uma corrente mais popular faria ressurgir o samba tradicional do morro no final da década de 60 nas vozes de Cartola, Nelson Cavaquinho e, mais adiante, Candeia, Chico Buarque de Holanda e Paulinho da Viola. Este mesclou o estilo ao choro e se transformaria em um ícone do samba tradicional para a corrente mais vanguardista até hoje.
Outro grande nome do samba é Martinho da Vila que, além de popularizar o partido-alto, revalorizou os sambas-enredos para o mercado musical. O samba-reggae, com toadas do rhythm & blues americano teria em Jorge Bem seu criador e divulgador.
Nos anos 70, três divas do samba lançariam seus nomes na história do gênero: Alcione, Beth Carvalho e Clara Nunes. Os anos 80 destacariam o movimento do pagode, com um ritmo pontuado pelo banjo e pela percussão do tantan, com nomes como Zeca Pagodinho e o grupo Fundo de Quintal. O samba-pop da década de 90 também se auto-intularia pagode e produziria grupos em grande escala não muito próximos do samba de raiz.
No final da década de 90, o antigo samba seria revalorizado com nomes de grandes artistas do gênero como Nelson Sargento, Wilson das Neves e as Velhas Guardas da Portela e da Mangueira.

Radiografia do Samba
Os estilos que influenciaram o gênero, segundo Mário de Andrade
Samba: Dança de salão ou de roda acompanhada de canto e dançarinos
Lundu: Canto e dança muito populares no Brasil do século XVIII originária dos escravos de Angola
Maxixe: Canto e dança populares no país no final do século XIX e início do XX. É uma mistura da habanera e da polca
Modinha: Canto de salão conhecido tanto no Brasil quanto em Portugal
Choro: Formado por pequenos grupos de instrumentos solistas



O Primeiro Samba: Pelo Telefone (1917)