Destaque da semana

Muito "tum-e-tum", "rápido-rápido-lento", "vai-e-volta", "atrás-à frente-1-2-3"...
Participe com comentários, sugestões, dicas, artigos, etc.

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

ND, ed.05 - Tango, entre outros

Saudações dançantes!
Até então, as postagens vinham atualizando as notícias de edições anteriores - por e-mail - no nosso jornal semanal "Notícias Dançantes". E como estamos dançando juntos nessa, toda semana aparecem contribuições de todos os lados. Não sei se andaram combinando, mas esta semana o tango está em alta. E, mesmo que alguns de nós nunca ou pouco tenha experimentado desse ritmo, dança é dança, música é música, e sempre se pode incorporar algo daqui e de lá. E esse mesmo princípio tem tornado nosso jornal muito mais rico. Não se acanhem. Comentem, contribuam, sugiram, critiquem. Esse espaço é de todos nós!

Um grande abraço, Bianca


A SEMANA
A chuva intensa anda atrapalhando a programação dos companheiros amantes da dança de salão. Na segunda-feira, fomos impedidos de chegar ao Capitão Space. E na terça-feira, o encontro na Clínica da Dança também acabou sendo cancelado. Como disse a Luisa "Ainda não sabemos a técnica do “nado ritmado e conduzido” e nem fazer os passos do consagrado Gene Kelly cantando Singing in the rain”... 
Tomara que a chuva não nos impeça de dançar no que nos resta da semana! Afinal, amanhã também é dia de Capitão, quinta-feira tem forró e na sexta-feira tem "Os Boêmios". 


DIA INTERNACIONAL DA DANÇA
O Dia Internacional da Dança vem sendo celebrado no dia 29 de abril, promovido pelo Conselho Internacional de Dança (CID), uma organização interna da UNESCO para todos tipos de dança. A comemoração foi introduzida em 1982 pelo Comitê Internacional da Dança da UNESCO. A data comemora o nascimento de Jean-Georges Noverre (1727-1810), o criador do balé moderno. Entre os objetivos do Dia da Dança estão o aumento da atenção pela importância da dança entre o público geral, assim como incentivar governos de todo o mundo para fornecerem um local próprio para dança em todos sistemas de educação, do ensino infantil ao superior.
Enquanto a dança tem sido uma parte integral da cultura humana através de sua história, não é prioridade oficial no mundo. Em particular, o prof. Alkis Raftis, então presidente do Conselho Internacional de Dança, disse em seu discurso em 2003 que "em mais da metade dos 200 países no mundo, a dança não aparece em textos legais (para melhor ou para pior!). Não há fundos no orçamento do Estado alocados para o apoio a este tipo de arte. Não há educação da dança, seja privada ou pública".
O foco do Dia da Dança está na educação infantil. O CID alerta os estabelecimentos que contatem o seu Ministério da Educação com as propostas para celebrar este dia em todas escolas, escrevendo redações sobre dança, desenhando imagens de dança, dançando em ruas, etc. Enfim, manifestando em crianças e consequentemente nos adultos, a vontade e importância da dança arte na vida do ser humano.
E que tal já começarmos a planejar uma comemoração para o Dia Internacional da Dança? O dia 29 de abril é uma sexta-feira, dia ótimo para tal proposta, mais um motivo para treinarmos, pensarmos em repertório, local, estimularmos todos a participar... enfim, agitar! Fica lançado o desafio.
Contribuição da Luisa.

O QUE FAZ DE UM TANGO UM TANGO
de Mário Sabino, para a Folha de São Paulo, 19/09/2010.
O que faz de um tango um tango não são as letras lamuriosas. O que faz de um tango um tango não é o Gardel morto que canta cada vez melhor. O que faz de um tango um tango não são os passos ensaiados na tradição. O que faz de um tango um tango não é a orquestra com o ar cansado de quem tudo já viu. O que faz de um tango um tango não são as pernas altas da dançarina, calçadas em meias pretas. Não é seu cabelo preso ora com flor, ora com fita. O que faz de um tango um tango não é o chapéu antigo do dançarino. Não são os seus sapatos lustrosos. Não é o seu terno de risca-de-giz. Não é o seu lenço dobrado no bolso da lapela. O que faz de um tango um tango não é Buenos Aires. Não é qualquer geografia. O tango não está no mundo das latitudes, das longitudes, das cartografias, dos guias turísticos.
O que faz de um tango um tango é a atração e a repulsa. É a tentação e o medo. É o afeto e a raiva. O que faz de um tango um tango é ela seguindo na mesma direção dele, e ele seguindo na mesma direção dela, até que um tenta fugir e o outro tenta impedir, numa alternância de fugas que se querem e não se querem. O que faz de um tango um tango é a dor de um e de outro transformada em coreografia simétrica. O que faz de um tango um tango é o encontro que se desencontra e se reencontra. O que faz de um tango um tango são os volteios do amor dos poemas clássicos, das canções dos trovadores. Os volteios do amor que bebe no prazer e na fúria. Os volteios do amor que se amorna e logo torna a incandescer. O que faz de um tango um tango é o amor que, na iminência de um final que se prenuncia infeliz, acha o final feliz. Porque nunca em um tango que é tango os dançarinos terminam separados, descolados, deslocados.
O que faz de um tango um tango sou eu dentro de você na carne e você dentro de mim na alma, depois do último acorde, depois do último aplauso, depois da última lágrima, depois do último gozo. O que faz de um tango um tango é a música que se quer silêncio. O silêncio dos amantes.
Contribuição da Ana Rita.

IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE TANGO
No último dia 16/02/2011 aconteceu a abertura do IV Congresso Internacional de Tango de Florianópolis. Demos uma espiada no blog Dança Catarina (http://dancacatarina.com/) onde é possível ter mais informações sobre o evento. Veja abaixo uma das apresentações da cerimônia de abertura.
Contribuição da Luisa.



O CISNE NEGRO
Perfeito!!
Contribuição do Almir.


segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Notícias Dançantes, ed. 04, de 18 de fevereiro de 2011

Pessoal!

Conforme escrito abaixo estou repassando para vcs o vídeo interessante encaminhado pelo nosso amigo José Puccini.
Só uma recomendação : evitem tentar dançar este “soltinho agitado e frenético” no salão parafinado da Recreativa dos Comerciários, pois quedas e acidentes geram traumas que necessitam de assistência e procedimentos. E nossos hospitais andam lotados.
Vamos evitar esta dor de cabeça.
Mas tenham o mesmo animo e alegria de dançar como nos anos 60 e vamos dançar com os Boêmios, pois hoje é sexta-feira!
Boa dança e ótimo final de semana!

Luisa


Notícias Dançantes, ed. 03, de 16 de fevereiro de 2011

Olá pessoal!
Esta edição é mais um estímulo para fazer o “sol mental” brilhar e produzir endorfina, já que o clima de “Chuville” não está colaborando .
Não tenho para o momento novas notícias. Ainda não recebi colaborações e informações de novos acontecimentos para informar.
A rotina continua a mesma.
Acredito que vocês vão apreciar o vídeo em anexo, colaboração da nossa amiga Cátia. Para quem assistiu a maioria dos filmes é uma viagem no tempo: “recordar é viver...”

Para esta edição escolhi um tema importante na dança: postura.


POSTURA NA DANÇA
Postura significa a posição do corpo ou dos corpos, ou a atitude destes corpos. Na dança, a postura dever ser encarada como o conjunto destas idéias, que deverão ser trabalhadas durante todo o ensino da dança.
Como seria estranho assistir a um tango portenho executado por dançarinos que o fazem com uma postura de sambista malandro do Rio de Janeiro! Toda dança folclórica de cunho popular ou tradicionalista tem seu tipo peculiar de postura, feita com maior ou menor altivez. Em um salão em que estão dançando dez casais sendo que todos estejam fazendo as mesmas figuras, no caso um xote ou chote* figurado, certamente a diferença consistirá na postura utilizada pelos participantes.

É difícil encontrar alguém que não goste de dançar ou de assistir um baile ou fandango. Mesmo que estes salões estejam lotados, casais sobressaem, ou por alguns apresentarem uma bonita postura, ou ao contrário, por exagerarem tanto que se tornam ridículos.

(* não encontrei no dicionário a grafia correta do termo chote . Não sei qual a forma correta de escrever com ch ou x. Acredito ser um termo coloquial ou regional não constante dos dicionários oficiais da língua portuguesa. Fica a dúvida no ar)

A condução da dança é feita pelo homem, que além de aprender a praticar seus passos, deve também treinar o controle da dança; já a mulher deve praticar o deixar-se conduzir na dança. Não devemos confundir o ato de conduzir com carregar ou arrastar; a mulher pode tomar-se mais leve para dançar, se, primeiro, o fizer sempre em meia planta e, segundo, se não apoiar o seu peso no par. Cada um conduz seu próprio peso, e, se cada um primeiro a sua parte na postura e na coreografia, tendo perfeito domínio do que deve fazer individualmente, tudo ficará muito mais fácil no momento de se juntar com o par. A postura correta auxilia a condução feita pelo homem nos deslocamentos suaves da mulher.

5 ritmos que garantem sua postura
Encontre na dança uma solução para aliviar dores nas costas, pescoço e braços. De quebra, aproveite a atividade para fazer amigos e melhorar a autoestima

Nota: como curiosidade mantive as informações do ballet, flamenco e dança do ventre, destacando mais o tango e a dança de salão.
A maioria das pessoas passa boa parte do dia sentada, seja no trabalho, no carro ou assistindo à televisão. Tal atitude tem chamado a atenção dos sistemas de saúde de vários países, que já promovem ações para estimular a adoção de estilos de vida mais saudáveis. Entre as opções para alguém se tornar ativo fisicamente, a dança tem merecido destaque, pois é um exercício considerado completo.

Um estudo publicado pelo Journal of Physical Education, Recreation & Dance declarou que a prática é muito mais do que arte ou divertimento. Trata-se de uma extraordinária terapia que auxilia na prevenção, administração e tratamento de doenças físicas e mentais. A lista dos benefícios é longa: aumento da capacidade respiratória, cardíaca e cognitiva, fortalecimento muscular, redução do risco de osteoporose, melhora da autoestima, controle do peso, incremento da sociabilidade, controle da demência, coadjuvante no tratamento de Parkinson etc.

Entre as tantas indicações terapêuticas, a melhora da postura é consequência natural e pode atenuar um mal que incomoda 77% das pessoas que utilizam computadores. Quem nunca sentiu dores no pescoço, nas costas ou nos braços, depois de uma longa jornada de trabalho? O problema não se restringe ao mundo dos adultos, pois um estudo publicado pelo The European Journal of Public Health, revelou que o uso frequente de computadores aumenta o risco de dores lombares e no pescoço entre os adolescentes também.

Alinhar a coluna
Conforme Jussara Miller, bailarina, coreógrafa e professora da Faculdade de Dança da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), autora do livro A escuta do corpo – sistematização da técnica de Klaus Vianna (Summus Editorial), dançar é uma atividade que “promove a consciência do corpo em relação à força da gravidade, possibilitando, dessa forma, uma postura adequada”.
Jussara explica que, em geral, vivemos num estado de ausência corporal e por meio da dança essa condição se modifica. Passamos a compreender como o corpo funciona e, gradativamente, estabelecemos uma “integração com gravidade”. Conforme a bailarina, o reconhecimento das próprias articulações facilita o trabalho de flexibilidade da coluna vertebral, dando espaço aos seus três movimentos: cervical, torácico e lombar. “É aí que o alinhamento postural desperta”.

Novos movimentos
Para Ivaldo Bertazzo, bailarino e coreógrafo, quando dançamos passamos a nos deslocar de outras formas. “Na vida cotidiana só andamos para a frente. Dançando, aprendemos a dominar espaço-distância. Essas novas aptidões favorecem a postura.”
Na opinião do médico Cláudio Santili, professor do departamento de Ortopedia e Traumatologia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e presidente eleito da Sociedade Brasileira de Ortopedia (SBO), para além da postura, o mais importante da dança é a capacidade de colocar as pessoas em movimento, favorecendo o aparelho locomotor e a musculatura. “Como a prática exige o alinhamento do tronco, a coluna vai se acomodando numa posição mais reta e, naturalmente, opõe-se àquela decorrente da acomodação sedentária”, diz o médico.

Dos 8 aos 80
Democrática, a dança pode ser praticada pela maioria das pessoas, independentemente do sexo e idade. No entanto, o médico Cláudio Santili comenta que é muito comum que professores de dança confundam esforço com performance: “Os pais precisam ficar atentos. A dança para as crianças nunca deve perder sua espontaneidade”.
Para os adultos, Ivaldo Bertazzo recomenda que nenhum movimento seja realizado com velocidade: “A pessoa deve ter o cuidado de não se lançar bruscamente”.

Como em qualquer atividade física, antes e depois de dançar, o aquecimento é imprescindível e pode ser realizado por meio de alongamentos, para movimentar as articulações dos membros inferiores, bem como da cadeia muscular posterior (coluna, panturrilha, tornozelos).

Tango
Como funciona:
A estrutura do tango é espiralada. Espirais induzem à torção, resultando num alongamento que dá mais espaço às articulações. Esse movimento se inicia na escápula (região dos ombros), passa pela bacia e chega aos pés. Trabalhando todo o eixo vertical da parte de cima do corpo, o que é compartilhado com a outra pessoa, melhora a postura. Além disso, o tango tonifica por igual os músculos exatamente porque trabalha essa torção.
Quem pode praticar:
Existem três tipos de tango: o social, o de palco e o show. O primeiro pode ser praticado por todas as pessoas, dos 5 aos 80 anos. O segundo é indicado para bailarinos e o terceiro é para entretenimento.
Quantas vezes por semana:
Dependendo da disponibilidade, pode ser praticado até todos os dias. Mas uma aula por semana, de 1 hora e meia, já é suficiente.
Contraindicações:
O tango social não tem contraindicações, especialmente porque não requer movimento de força extrema, como levantar a mulher no ar, o tipo de habilidade requerida nas duas outras modalidades.
Para aquecer:
O aquecimento é imprescindível, antes do início das aulas ou de um baile, e se resume em movimentos giratórios simples, para alongar a musculatura. Deve-se girar os pés, a bacia, o tronco, soltando os joelhos, ombros e cotovelo, especialmente se a pessoa for muito rígida. Para distensionar, 10 minutos são suficientes.
Trilha sonora:
La Yumba, de Osvaldo Pugliese, maestro argentino.

Dança de salão
Como funciona:
Dançar a dois implica em mais atenção ao posicionamento não apenas de partes do próprio corpo (tronco, braços e pernas), mas também do outro como um todo. Isso melhora a percepção corporal, resultando em movimentos mais harmônicos e coordenados e, portanto, uma melhor postura.
Quem pode praticar:
Todos são capazes de dançar. Habilidades específicas podem ser necessárias, caso a pessoa queira dançar profissionalmente.
Quantas vezes por semana:
No caso da dança, quanto mais, melhor. Estudo recente realizado por C. Fonseca, da Universidade São Judas Tadeu, em São Paulo, demonstrou que a prática por três meses, uma ou duas vezes por semana, é o suficiente para a melhora da percepção corporal e satisfação pessoal.
Contraindicações:
Não existem, exceto quando a pessoa tem problemas que impeçam a atividade física.
Para aquecer:
Iniciar dançando um gênero mais suave, como o boléro ou uma música mais lenta antes de passar para formas mais agitadas.
Trilha sonora:
Para samba e gafieira, Jorge Aragão ou Emílio Santiago..

Flamenco
Como funciona:
O flamenco como dança não só ajuda na postura, como tonifica o corpo. A preparação física se compõe de uma série de exercícios aeróbicos (o que aumenta a capacidade cardiovascular) e anaeróbicos (força muscular), que ajudam a aliviar as tensões articulares e, consequentemente, alinham a postura.
Quem pode praticar:
Todas as pessoas e em qualquer idade. Porém uma criança ou um adolescente são muito mais receptivos do que uma pessoa que inicia a dança na terceira idade.
Quantas vezes por semana:
É recomendado destinar pelo menos 5 horas semanais para as aulas.
Contraindicações:
O flamenco é uma dança de alta performance e, se o bailarino tem a aspiração de praticá-la, deve se preparar com afinco.
Para aquecer:
O correto é dispor de ao menos 30 minutos para a realização de uma série de exercícios físicos, como corrida em círculos e alongamentos.
Trilha sonora:
Qualquer disco do músico responsável pela evolução musical do flamenco, Paco de Lucía.

Balé
Como funciona:
O balé é uma atividade tão completa que já foi comparada à natação. Como trabalha o ajuste corporal às posições longilíneas, bem como o fortalecimento das estruturas musculares, a técnica contribui para a adequação postural. Portanto, más posturas adquiridas desde a infância podem ser retificadas e incorporadas à vida do praticante, desde que orientado por profissional qualificado.
Quem pode praticar:
Todas as pessoas podem se beneficiar da técnica do balé clássico, independente da idade e do sexo.
Quantas vezes por semana:
Ao menos duas vezes na semana, com aulas de 1 hora e meia de duração. Atenção na escolha do profissional, pois ele deve ser qualificado, principalmente quando o público-alvo for adulto.
Contraindicações:
Não há.
Para aquecer:
Os exercícios de aquecimento devem passar por duas etapas. Na primeira, o aluno deve realizar uma série de alongamentos, contrações, movimentações lentas, concentrando-se em cada atividade. Na segunda, as barras são utilizadas e servem para o mesmo fim, ou seja, relaxar as articulações e colocar todo o corpo no lugar certo.
Trilha sonora:
Para se inspirar, ouça todo o repertório da obra O lago dos cisnes, de Tchaikovsky.

Dança do ventre
Como funciona:
Por trabalhar todas as cadeias musculares envolvendo a flexibilidade da coluna vertebral, auxilia no reconhecimento do corpo, permitindo a melhora do alinhamento da coluna, o equilíbrio, além do relaxamento das tensões.
Quem pode praticar:
Todas as pessoas, independente de idade e biótipo.
Quantas vezes por semana:
O ideal seria duas vezes por semana, porém, mesmo que seja uma aula semanal, já é possível, dentro de alguns meses, notar os benefícios posturais.
Contraindicações:
Praticamente não há, mas mulheres grávidas devem evitar os movimentos de ondulação abdominal nos três primeiros meses de gestação.
Para aquecer:
Pode-se iniciar com uma massagem nos pés, afastando-os como forma de preparação das pernas e dos pés. Segue-se o alongamento, aproveitando os próprios movimentos circulares da dança.
Trilha sonora:
CD Arabesque, do grupo brasileiro MA3.

Estimo que tenham curtido esta leitura e desejo que o sol mental de cada um e os treinos da semana influenciem a melhora deste nosso tempinho chato e molhado. Até a próxima e lembrando das colaborações necessárias (leitorese adeptos, noticias,etc...! Luisa



A segunda edição

Notícias Dançantes, ed. 02, de 12 de fevereiro de 2011.
Redação: Luisa

Olá pessoal!
Houve falha na edição do Noticias Dançantes na semana passada . Pedimos escusas à todos.


OS BENEFÍCIOS DA DANÇA DE SALÃO

A dança de salão é uma atividade física que pode ser feita por pessoas de todas as idades e nunca sai de moda. Sem contra indicações, é uma opção para quem quiser se exercitar e manter a forma, pois 40 minutos de exercício gasta 600 calorias. O professor e bailarino Carlinhos de Jesus fala da dança como forma preventiva de doenças articulares, como artrose ou artrite e também de doenças circulatórias. “Por ser uma atividade física, os movimentos e passos ativam a circulação do sangue, principalmente nas pernas, além de proporcionar uma melhora considerável na postura”, afirma Carlinhos. “A partir do momento em que o indivíduo mexe o corpo, ele já está se exercitando, seja um ritmo lento, de baixa intensidade, ou acelerado, de alta intensidade. E durante o momento do exercício, o organismo produz a endorfina, conhecida como hormônio da felicidade”, fala o professor.

Benefícios da dança
“A dança em geral é um meio de liberar toda a energia, de se descontrair, animar. E a dança de salão é ótima para isso, porque existe uma conotação social, uma integração devido à interação entre duas pessoas”, explica Carlinhos de Jesus. A dança vem sendo recomendada até mesmo por psicólogos e psiquiatras, como forma de melhorar a vida social do indivíduo”, declara Beto Campos. E o professor Beto complementa, dizendo que 99% de seus alunos procuram a dança de salão porque se sentem sozinhos. “A dança de salão afasta a solidão, pois é um meio de aproximação entre as pessoas, tanto em uma aula quanto em uma festa”, explica Beto.

A dança movimenta o corpo como um todo, de forma integrada e em sintonia com a música. A música por sua vez, tem efeitos tão terapêuticos quanto o movimento corporal. Mas, a dança promove tantos benefícios, que torna-se mais fácil listá-los para compreensão:

  • A dança trabalha a coordenação motora, agilidade, ritmo e percepção espacial;
  • Desenvolve a musculatura corporal de forma integrada e natural;
  • Permite uma melhora na auto-estima e quebra de diversos bloqueios psicológicos;
  • Possibilita convívio e aumento do rol de relações sociais;
  • Torna-se uma opção de lazer;
  • Promove inclusive melhora de doenças e outros problemas.

O QUE ACONTECEU
A Clínica da Dança , do nosso amigo Luizinho, e que é secretariada pela cantora e dançarina Bianca, já começou a funcionar com sucesso.Normalmente ás terças-feiras a partir das 19:00hs é que ocorrem os treinos de dança. Os principais ritmos foram samba, bolero e forró.
Queremos parabenizar o proprietário pela iniciativa,e de nos dar o privilégio de desfrutar do espaço . Temos a certeza de que os que já participaram enriqueceram as suas performances. Os eventos estão programados para ocorrer semanalmente, e sempre serão avisados pela Bianca sobre qualquer alteração na programação.

O grupo mais cativo, ou melhor dizendo, os mais assíduos aos encontros , tem marcado a sua presença com freqüência no Capitão Space (Max Colin esq. com Marques de Olinda). Sempre dançando muito, além de boa conversa , diversão e novas amizades... Já observamos que quando o grupo chega começam a afastar as mesas para dar espaço e os músicos ficam animados: “ chegaram os animados da dança!”
E eles ficam contentes também , pois o grupo sempre lidera as palmas para homenageá-los e agradecer a boa música.

Happy hour da Ana: queremos registrar que foi muito simpática e agradável a recepção da aniversariante Ana, apesar de toda a tromba d’água que caiu naquele anoitecer de domingo 6 de fevereiro. Já havíamos cumprimentado os aniversariantes da semana na edição anterior.
Necessitamos da colaboração dos leitores para termos conhecimento dos próximos aniversariantes e fazermos os devidos registros enviando os parabéns. Ficaremos no aguardo das informações.

Turismo: Marisa e José Puccini voltaram entusiasmados da cidade maravilhosa além dos eventos dançantes que participaram . Dividiram conosco o seu entusiasmo num dos eventos através de uma prosa muito animada e contagiante num dos intervalos de nossos encontros. Queremos também elogiar pelo progresso que conseguiram em tão pouco tempo. Vibramos por vocês.

Aulas de dança com Fábio já recomeçaram no dia 7fev no SESC. Nosso mestre, com sua maestria didática e técnica, está fazendo uma boa recapitulação e lapidando nossas imperfeições e vícios. Estamos sentindo falta de muitos companheiros da turma que ainda não apareceram .

Os Boemios: Voltaram com nova edição de bailes para dança de salão na Associação Recreativa dos Comerciários (atrás da Havan). Sempre sextas feiras a partir das 20:30 h. Na primeira sexta feira, dia 4fev, houve uma superlotação do local com a ocorrência de outros eventos e comemorações concomitantes. Muito até foram elegantemente “barrados no baile “ por falta de espaço. Nesta última sexta-feira estava perfeito e desafiador. Como a pista é preparada com parafina, conforme nos informaram, o desafio consiste em dançar e patinar. Isto obriga aos dançarinos com seus sapatos de couro a capricharem mais na postura e concentração para se firmarem. Aprendemos uma dica muito importante com o casal Ana e Sérgio: molhar disfarçadamente um pouco a sola do sapato, até que a pista gaste um pouco com o uso. Vivendo e aprendendo.

Notícias de dança no Brasil: se voce desejar saber de novidades na dança de salão no Brasil acesse o site www.jornaldance.com.br

Nota: antecipadamente agradecemos por colaborações e informações para o enriquecimento das próximas edições, assim como de repasse para amigos dos quais não possuo os emails

Até a próxima edição! Uma boa semana para todos, Luisa

A primeira edição

Olá!

Antes de mais nada é preciso esclarecer aos visitantes a nossa situação...
Para quem não faz parte do grupo ainda - esperamos que não permaneça assim - somos um grupo de alunos do Curso de Dança de Salão do SESC Joinville que desde a primeira semana deste ano de 2011 tem-se encontrado para dançar. Afinal, tem gente que gosta de férias - nós também, é claro - mas férias de dança, ninguém merece!!!

Assim, o grupo se organizou, nos encontramos todas as semanas nesse período, até o reinício das aulas e, dentre outras consequências, está aí a primeira edição do nosso "Notícias Dançantes".

Saudações dançantes!
Bianca


Notícias Dançantes, ed. 01, de 27 de janeiro de 2011
Redação: Luisa

Notícias da Semana!

Olá pessoal!
Lembrete: A edição é semanal e os convites e compromissos marcados não precisam ser reconfirmados. Venham sem receio aos encontros que a diversão dançante é grande.

26jan11- O encontro foi no Capitão Space e a pista foi praticamente só nossa. Além da dança e da boa música, tivemos o prazer de apreciar uma apresentação de canto da nossa amiga Bianca. Os nossos parabéns!
A tónica musical maior foi o forró e o samba com uma dupla musical muito boa ( desculpem a falha desta jornalista, mas não sei o nome deles)
Temos a certeza que os que faltaram foi por força maior e sentiram não poder participar.

Programação da semana que vem
Próxima quarta-feira, dia 2 de fevereiro, ficou marcado novo encontro dançante no Capitão Space ás 19:30hs.

Sexta-feira, dia 4 de fevereiro acontecerá  o 1º baile dançante com o conjunto "Os Boêmios" na Recreativa dos Comerciários (Rua Urussanga, fundos, atrás da Havan)
Acontecerá todas as sextas feiras como era no Palmeiras.
Esperamos todos lá.

Aulas no SESC
Reiniciam no dia 7 de fevereiro. Dizem que Fábio trará muitas novidades. Vamos ver!

Aniversariantes: 
dia 3fev – Marisa ( vai festejar, se atualizando na Estudantina no Rio. Sucesso ! e boa viagem!
dia 7fev – Ana Mirthes (Está falando num Happy Hour. Vamos aguardar!)

Os nossos  votos de felicidades e muita dança!

Nota: sintam-se cumprimentados os aniversariantes de mesmo período e cuja data nos é desconhecida.

Amigos até a próxima edição e o próximo encontro , aguardando a presença dos ausentes..
Um ótimo final de semana para todos!

Luisa